Para ouvir na leitura: Ronin – Machinae Supremacy.
“All the world is yours to keep”
Essa série sobre negócios próprios está, a cada matéria, mais especial. Depois de falarmos em resiliência no primeiro texto, agora, vamos trazer à mistura uma história para te fazer pensar o seguinte:
Quando não há um caminho a seguir, você cria o seu próprio caminho!
Isso porque é muito comum, sempre que vamos fazer algo, principalmente do início, buscarmos por referências e outras experiências parecidas. Nós aprendemos com o erro dos outros para tentar tomar atalhos. Mas a ideia aqui é, se você quer fazer diferente, não adianta ir pela mesma trilha de todos.
Apresento-lhes, então, a Editora Ronin, criada e operada por Ruhan Diniz e Jairo Sylar, além do carisma e excesso de simpatia, os caras têm todo o conhecimento e expertise para a área editorial e não é só isso, com um propósito ímpar de tornar a literatura nacional a mais consumida no Brasil, estão muito bem representados pela simbologia que trazem os ronins, no seu nome. Como eles disseram: “seguindo seus próprios caminhos“, sem mestres, diferente do rumo de outras editoras.
GC: Sei que já falam bastante pelos stories no Instagram, mas, podem apresentar um pouco sobre quem são vocês e sobre a Ronin? De onde veio a ideia? Como foi no início?
ER: A Editora Ronin é formada por Ruhan Diniz & Jairo Sylar, a Editora foi fundada em 20 de Dezembro de 2020 por nós dois com o intuito de publicar a primeira obra do Jairo e partir para publicações de autores independentes. A ideia veio depois de duas caixas de cerveja e uma vontade de publicar o livro do Jairo (sim, foi isso mesmo). O início, como é de se esperar foi difícil, já que o apoio veio apenas de amigos e familiares mas, com o tempo, nos consolidamos. Tudo foi feito de forma natural, com planejamento de poucos passos a frente, único planejamento a longo prazo é ser a maior editora do país.
GC: O que faziam antes de criarem a Ronin?
ER: Ruhan Diniz trabalhava com Marketing Digital de uma empresa de transporte público local e o Jairo Sylar trabalhava com vendas de sapatos.
GC: Por que o nome Ronin?
ER: Os dois sempre foram fãs de samurais e o conceito do Ronin de ser um guerreiro sem mestre nos chamou atenção e acho que nos representou bem, por sermos uma editora que não segue o curso das Editoras que já existem por aí, seguimos nosso próprio caminho.
GC: Qual a maior motivação de vocês?
ER: Tornar a literatura brasileira, a mais consumida do País através dos jovens escritores e só vamos descansar quando alcançarmos isso!
GC: Teve um boom recentemente no número de seguidores no Instagram de vocês? Como está sendo lidar, além dos trabalhos rotineiros da editora, com atendimento ao público? Imaginavam esse crescimento em pouco tempo de negócio?
ER: Confessamos que foi um crescimento além do esperado, mas está sendo tranquilo de lidar, ao menos por enquanto, mas vai ser tranquilo já que 2022 haverá um crescimento interessante em nosso modo de trabalho.
GC: E para o futuro? Além de, é claro, tornar a cultura nacional a mais consumida no Brasil, quais planos podem comentar que estão preparando? Como vai ser o 2022 da Ronin?
ER: Vai ser um ano expansivo, pretendemos ter nosso próprio escritório, crescer a equipe e publicar ainda mais obras do que em 2021, já que esse ano não temos nada em nosso caminho como nossos antigos empregos e há algumas surpresas que não posso dar spoiler (hehe).
Desde o início, o que sempre me chamou a atenção, é exatamente esse caminho que eles seguem, de publicações nacionais de autores independentes.
Nesse sentido, ainda vale muito comentar mais uma atividade promovida por eles que é a mentoria. Na qual eles orientam as pessoas interessadas em escrever e publicar suas obras. Mas eles não falam só o procedimento da publicação em si. Os caras vão ler a sua obra e te ajudar até a mudar um pouco o rumo da história ou até a forma como você escreve. Óbvio, sempre pensando no melhor para o autor e para a obra. Então, segue eles lá no Instagram para ficar por dentro de tudo.
(Esta entrevista é um bate-papo orgânico que fala de modo humano sobre as experiências das empresas e negócios. Não há publicidade envolvida em nenhuma forma.)
Eu acompanho a Editora Ronin desde o começo e admiro muito a motivação e o conteúdo publicado por eles. Além de material de qualidade nas redes sociais, entregam literatura bem feita em livros lindos.
Todo sucesso aos amigos da Ronin!
Estou muito feliz em ver uma editora com os princípios da Ronin ganhando mercado. Sou autora nacional e confesso ja ter levado cano de editora.
Qual são as regras para fazer parceria e publicar um livro com a Ronin?
Oi, Sônia!
Levar cano não é bom para ninguém não é mesmo?
Faz o seguinte. A Editora Ronin trata com muita atenção os autores interessados. Mas aproveita para seguir eles no Instagram que eles estão sempre explicando como entrar e contato e enviar os originais para avaliação.