As bibliotecas de ícones ajudam milhões de sites por aí na Internet. É fácil e cômodo adicionar um balão de conversa ao botão de “Fale Conosco” e deixá-lo mais atrativo, não é mesmo? Mas você sabe o quanto eles pesam no carregamento do seu site?
Na hora de construir um site, assim como em outros designs, os elementos gráficos são uma parte importante que ajudam muito na visualização e entendimento das informações, consequentemente, a experiência que o usuário tem dentro do seu site também se torna melhor, no entanto, pode ser trabalhoso desenhar e desenvolver cada ícone de um site. Às vezes, só queremos adicionar uma estrela ou um coração, certo?
Acredite, apesar de ter poucos bytes, utilizar uma biblioteca de ícones pode pesar muito para o carregamento do seu site, principalmente, para quem utiliza o famoso Elementor, para WordPress que já traz essa possibilidade nativa e de modo muito intuitivo. Quem nunca se aproveitou da praticidade que essa ferramenta oferece?
O problema é que a requisição dessas bibliotecas contribue para um maior tempo de resposta e carregamento da página.
O teste
Utilizando o site da própria Glass Cannon no GTmetrix, modifiquei a página inicial para utilizar os ícones da biblioteca do próprio Elementor e tivemos o seguinte resultado.
O que é ótimo! No entanto, compare os resultados quando utilizamos ícones próprios.
A diferença é pouca, mas, como os especialistas em marketing e o próprio Google, entre outros gigantes, provam: cada segundo pode contribuir para a taxa de rejeição do seu site.
Falando em Google, também não é segredo que seus algoritmos levam em consideração o tempo de carregamento como um dos fatores para o ranqueamento e para o tão sonhado “topo da primeira página”.
Ou seja, com certeza vale a pena fazer um esforço para desenvolver seus ícones próprios ou, no máximo, utilizar ícones prontos, mas faça o upload deles em seu próprio site.
Neste caso, o Elementor ainda é nosso amigo e também oferece a função de enviar o arquivo do tipo SVG, no widget de ícone.