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Por que ter um site hoje?

Agora que já nos conhecemos, vamos aumentar o nível da conversa? Para isso, nada melhor do que falar do nosso principal produto: o site!

Com tantas ferramentas e plataformas atuais, por que ter um site hoje?

De olho na evolução

Quando os primeiros sites começaram a ser criados, a presença digital foi uma grande oportunidade para as empresas, e ainda é! No entanto, pouco importava a qualidade da informação e o conteúdo.

A Internet rapidamente se tornou um espaço publicitário, um outdoor digital, com milhões de visualizações crescentes e possíveis clientes… Ficar de fora significava perder oportunidades.

Então, com as limitações da época, incontáveis páginas e sites feitos, principalmente, em flash foram publicados.

Não era necessária uma razão para ter um site. Era simplesmente obrigatório!

E hoje não é?

Hoje, ferramentas e outras plataformas convivem aos montes, soltas por aí. É possível montar uma loja no próprio Instagram, construir uma audiência fiel e real nas redes sociais. Editar cursos online, com vídeos gravados no próprio celular e vender em plataformas de ensino a distância.

A resposta, assim como para muitas coisas é: Depende!

Aqui na Glass Cannon, nós gostamos de pensar que um site deve fazer parte da estratégia das marcas. Atualmente, ter um site apenas para ter, pode ser apenas um gasto. (Mais da nossa transparência aqui!).

Muitas coisas no mundo digital surgiram da analogia com o mundo analógico. Então, vamos tentar resolver esse “depende”.

Página Pessoal

Imagine que o site é, como dizem, seu espaço na Internet. Para uma página pessoal, de um profissional autônomo, por exemplo, convidar um visitante para seu site, é como recebê-lo em casa para conhecê-lo. Esse tipo de site costuma ter, inclusive, uma receptividade muito maior.

 

Página Institucional

Já para uma empresa, um convite ao site é como o convite para conhecer as instalações da empresa. Não à toa, muitos sites institucionais são concebidos com as páginas “Sobre Nós”, “Produtos e Serviços” e “Contato”. Ou seja, após o visitante conhecer sua empresa, conhecer os produtos e serviços, ele é chamado para uma sala de reunião, onde decidem se vão fechar negócio.

 

Vendas Online

Para uma loja, não preciso nem dizer, você já adivinhou… Um e-commerce! O único ponto legal de considerar aqui é que, como desenvolver um e-commerce é muito mais trabalhoso que um site institucional simples, muita gente que decide vender pela Internet opta por plataformas prontas ou pelo próprio Instagram, que já possibilita a criação de uma loja.

Mas novamente, vamos imaginar o mundo analógico aqui. Um e-commerce próprio é como se você montasse a loja do seu jeito. Com as cores que quer, você decide se vai ter vitrine, se o piso vai ser de madeira, qual será o tamanho das prateleiras…

Em uma plataforma pronta, sua loja faz parte de um espaço predeterminado no qual não pode mexer, as famosas galerias. Lembre-se também de que muitos outros lojistas, inclusive concorrentes estarão logo ali, ao seu lado.

 

Resumindo

Existe uma infinidade de páginas na Internet e, provavelmente, a dúvida de precisar ou não de um é amplificada pela sensação de estar perdendo oportunidades. No entanto, como dissemos, um site deve fazer parte da sua estratégia no marketing digital atual. Até porque um site ruim pode ser pior para a imagem da sua marca. E existem muitas coisas que uma página web pode fazer pelo seu negócio, muito além de expor seu contato de e-mail ou telefone.

É praticidade ou autonomia? O que você busca para o seu espaço na Internet?

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