Imagine não poder trabalhar com as ferramentas que trabalha hoje! Como pintar uma parede com as mãos? Seria possível desenvolver um software no papel e caneta?
Nesta segunda entrevista, a Glass Cannon foi até Santos, no litoral paulista, para falar com uma colega de profissão que trabalha no Grupo ABA Infra.
A Maitê Santos consegue apontar algumas soluções para a sua rotina, provando que a flexibilidade e poder de adaptação podem ser as melhores opções quando faltam ferramentas, ou seja, a prova de que não dá para cruzar os braços e deixar de trabalhar, por exemplo, se cair a energia, se faltar Internet. Principalmente na área de comunicação e marketing, com certeza, sempre tem algo a ser feito.
A Entrevista
Glass Cannon: Para a galera conhecer melhor a Maitê, se apresenta pra gente?
Maitê Santos: Maitê dos Santos Testa, especialista em Comunicação e Marketing.
Dentre as atividades do setor, somos responsáveis pelo planejamento e gerenciamento da comunicação do Grupo, desenvolvemos e gerenciamos as campanhas internas, externas e eventos, analisamos e mensuramos os resultados, criamos conteúdo e monitoramos as redes sociais e websites, além de gerenciar fornecedores que prestam serviços para a área.
GC: Como é sua rotina de trabalho?
MS: A nossa rotina depende muito das campanhas e eventos que estão em andamento.
Mas, basicamente, realizamos diariamente o acompanhamento de todas as redes sociais de nossas empresas e do Grupo, analisamos os relatórios do Google Analytics, atualizamos os nossos relatórios de acompanhamento, verificamos todas as mensagens recebidas via site e encaminhamos para os departamentos corretos.
Quando necessário, realizamos reuniões, elaboramos briefings para encaminhar as nossas agências parceiras (seja de publicidade, assessoria de imprensa, comunicação etc), realizamos gravações para as programações de nossas redes sociais, entre outras atividades.
Como Comunicação e Marketing atua estrategicamente para resolver problemas detectados por diversas áreas, a nossa rotina acaba sendo sempre um pouco diferente.
GC: Quais ferramentas utiliza para essa rotina e como elas te ajudam?
MS: As que mais utilizamos aqui são: Filmora (editor de vídeos), Illustrator (editor de imagens), To Do (planejamento e gerenciamento de tarefas) e Redes Sociais.
GC: Antes de utilizar essas ferramentas, como era o trabalho
MS: Sobre o Illustrator, posso afirmar que está com a gente desde o início do departamento e não consigo imaginar o que seria de nós sem ele (risos).
Já o Filmora surgiu por uma necessidade que tivemos na área e ele consegue suprir todas as nossas necessidades com relação a edição de vídeos.
O To Do facilitou muito o funcionamento de todo o departamento. Com ele, o meu Diretor consegue acompanhar tudo o que estamos desenvolvendo e o que pretendemos desenvolver de uma forma rápida e de qualquer local. Então mesmo que ele esteja viajando ou lembrou de algo em um período diferente, em que eu não consiga o atender, ele consegue incluir essa tarefa em nossa lista e a área recebe a notificação e dar andamento a demanda.
Antes de utilizar a ferramenta, a gente se organizava por meio de reuniões mais frequentes para verificar o status de cada demanda, o que nos tomava muito mais tempo.
Com relação às redes sociais, elas são grandes aliadas, não somente para a área de Comunicação e Marketing, mas também para o Comercial e para o RH. O LinkedIn, além de ser essencial para a divulgação de nossa marca e reconhecimento de nossos colaboradores, é um grande aliado para a divulgação de vagas, por exemplo. Ele é essencial para a construção do nosso employer branding.
GC: A pergunta desafio: Se não pudesse utilizar nenhuma ferramenta, nem mesmo seu computador, como faria seu trabalho?
MS: Seria bastante complicado realizar o meu trabalho sem essas ferramentas e sem meu computador. Acho que sou bastante apegada a eles! (Risos)
Brincadeiras à parte, a Comunicação e o Marketing são áreas muito estratégicas, que se aproveitam dos benefícios dos seus meios de comunicação.
Por mais que tenha como voltarmos a usar materiais não digitais, é muito mais prático, eco friendly e eficiente encaminhar um informativo via e-mail e em nossas TVs corporativas do que imprimir e entregar ao colaborador (mesmo que a gente ainda faça isso para colaboradores do time operacional que têm mais dificuldade em receber as informações, por exemplo).
A nossa rotina de apoio a outras áreas como o RH também seria muito afetada. Voltar a publicar vagas somente em jornais e em empresas que trabalham com a divulgação de vagas também seria bastante diferente do que praticamos hoje.
As campanhas de comunicação seriam 100% realizadas por agências, como era em um passado nem tão distante, mas que não foi conhecido por mim. Hoje, algumas campanhas são desenvolvidas integralmente por nós, sem apoio da agência.
A verdade é que no nosso mundo atual, é bastante difícil imaginar não ter nossas ferramentas e notebooks.
Show de bola!!!!
Parabéns Maitê pelo belíssimo trabalho que tem realizado, o marketing da empresa evoluiu muito nos últimos tempos, a visibilidade da marca está muito mais forte e a dedicação em fazer com que a marca esteja sempre presente e atualizada faz o nome do grupo se propagar cada vez mais. Pude acompanhar de perto a evolução e só tenho a elogiar o empenho do time, continuem assim!
Parabéns!